Como fazer arroz, passo-a-passo

A pergunta que não quer calar:  Como fazer arroz ? Muitas pessoas, especialmente as que moram sozinhas, sentem a necessidade de aprender a cozinhar, já que morar sozinho é um grande desafio, e ele começa, em muitos casos, pela hora do almoço ou do jantar.






E sempre que uma pessoa (solteira ou casada) procura aprender a cozinhar, uma das primeiras coisas que ela procura aprender é como fazer arroz, já que ele será o acompanhamento perfeito para quase todos os outros pratos e para isso é preciso ter receitas com arroz para diversificar e aqui você vai encontrar.

Portanto, vamos ensinar neste artigo, você a como fazer arroz, soltinho, delicioso e extremamente saboroso, para que você tenha sempre à mesa o companheiro perfeito para quase tudo que você fizer para comer.

Quem não gosta de arroz? Mas se ele for servido de forma bonita, em travessas ou pratos legais, fica bem mais convidativo e apetitoso.

Então finalmente vamos lá! Como fazer arroz


Os ingredientes para fazer arroz

Para quem deseja aprender a receita básica de como fazer arroz branquinho, será necessário que os seguintes ingredientes sejam providenciados, lembrando sempre que todos são essenciais para que esta receita entregue o resultado esperado:

1 copo americano de arroz

3 copos americanos de água
1 colher de chá de azeite
1 colher de sopa de cebola picada em pedaços bem pequenos
½ colher de chá de alho picado em pedacinhos minúsculos ou amassado
Sal a gosto

Modo de fazer
Como fazer arroz soltinho
Como fazer arroz soltinho e gostoso

Depois de separar e limpar os grãos de arroz os deixe de molho na água por um tempo, enquanto você refoga a cebola e o alho no azeite até ficar tudo douradinho, tomando o cuidado para não deixar passar do ponto.

A ordem correta é colocar primeiro o azeite, depois a cebola, deixar dar uma fritadinha e só depois o alho. Dois ou três minutinhos já está bom.

Escoe a água do arroz (tem recipientes próprios para isso, lavar e escorrer o arroz) e o leve para a panela, acrescentando o sal a gosto, e refogando os grãos, procure mexer bastante com o auxílio de uma colher para que o tempero e o sabor da cebola e do alho impregnem os grãos.

Um dos segredos é esse, "fritar" bem o arroz no refogado, mas cuidado para não deixar o alho queimar.

Agora você irá colocar a água de 2 copos na panela e deixará cozinhar pelo tempo necessário para que a água seque, tomando o cuidado para não deixar queimar o arroz, o que poderá ser terrível para o resultado final. Não tampe a panela, coloque a tampa de forma que fique semi fechada.


Panela semi fechada para como fazer arroz
Panela semi fechada

Quando secar totalmente a água dos 2 primeiros copos, adicione a água do terceiro copo e deixe cozinhar mais um pouco até que toda a água seque, ressaltando que este será o segredo para que seu arroz fique soltinho e macio, portanto, não deve ser esquecido!

Obs: Essa é a medida para você não se perder, 1 para 3. Então pode usar por exemplo 1 xícara de arroz para 3 xícaras de água.

Não existe só esta forma de fazer arroz, se você conversar por aí com sua vizinha, sua mãe, suas amigas, vai ver que cada um tem um "segredo" uma forma diferente de como fazer arroz. Essa receita acima é o nosso segredinho, mas com certeza vamos te ensinar outras formas de como fazer arroz simples e mais corriqueira, que dá super certo também.

Alguns acessórios para você fazer arroz delicioso e cheio de charme

Copo americano para fazer arroz
Copo americano


Escorredor simples de arroz para Como Fazer Arroz
Escorredor simples de arroz

Escorredor de arroz inox para Como fazer arroz
Escorredor de arroz inox

Agora as dicas de como fazer arroz:

- Existem diversos tipos de arroz e para cada uma, uma forma de como fazer arroz, diversas qualidades para cada tipo de arroz, por isso para fazer o arroz branco e soltinho escolha o agulha ou polido. Veja se ele está inteiro, integro e tem um tom perolado.
Você ainda pode perguntar qual a melhor marca, porém cada lugar do Brasil ou mesmo do mundo tem suas marcas que não tem em outros lugares, então pesquise na sua cidade as marcas mais conceituadas, pois a qualidade do produto vai interferir diretamente no sabor do seu prato.

- A proporção da receita acima é especial e deve ser seguida a risca para dar certo, a maioria das receitas usa a proporção 2 (de água) para 1 (de arroz)

- Escolha uma panela de acordo com o volume de arroz que você vai fazer. Não esqueça, a quantidade que você colocar na panela vai crescer entre 50 e 60% de volume. Não "aperte" o arroz na panela

- Lavar ajuda o arroz a cozinhar melhor, mas hoje em dia alguns nutricionistas ou nutrólogos não aconselham a lavagem, então você vai ter que escolher como fazer arroz do seu jeito, pode testar e sentir como é melhor para você

- Aquecer a água antes e já colocá-la quente ajuda e agiliza. Não misture água quente e depois água fria (se for necessário)

- Nunca mexa o arroz depois de colocar a água, ele vai virar uma papa!

- O arroz dura bem pronto na geladeira e bem acondicionado, porém para isso é necessário refogar muito bem a cebola e o alho, fritar bem o arroz antes de colocar a água.

- Quando o arroz estiver pronto, feche a panela e espero por pelo menos uns 10 minutos, para "descansar". Ele ficará mais cozido sem ficar empapado e delicioso!

arroz branco soltinho - como fazer


Como saber se o arroz está pronto?

Ninguém fala sobre isso! Quando a água sumir, levante a panela e incline um pouco, se você ver que ainda tem água (nos buraquinhos que surgiram por causa da evaporação) ainda pode ficar mais um pouco.

Dica ninja:

- Se quiser ter sempre arroz fresquinho no prato sem gastar muito tempo, você pode refogar os grãos de arroz bem refogado como falei acima, espere esfriar e acondicione em potes ou sacos individuais, na porção que você vai fazer, depois vá tirando aos poucos e é só colocar na panela com a água já quente. Pronto rapidinho e fresquinho seu arroz branco e soltinho!

Se você gosta de arroz curta aqui 

Fonte das imagens

2 comentários:

  1. Ricardo29/11/14

    Esse site me salvou. Fiquei sozinho em casa e só sabia fazer o ovo frito, mas o arroz, segui direitinho o passo a passo e deu tudo certo. Agora quero mais receitas.

    ResponderExcluir
  2. Aninha20/9/15

    Acabei de achar esse site no FB, muito bom, tava arrancando os cabelos, não consigo fazer um arroz descente. Vou tentar e volto pra falar

    ResponderExcluir