Arroz de forno simples - como fazer a melhor receita

Aprenda como fazer arroz de forno simples e cremoso. Use as sobras do arroz de ontem e faça um delicioso prato hoje. Faça também arroz de forno com frango e com outras combinações.
Hoje vamos aprender como fazer arroz de forno simples, um dos pratos mais gostosos e práticos da atualidade, sendo a escolha perfeita para aquele almoço de domingo ou o "almoço da preguiça", já que reaproveitar é a dica do momento. Vamos aprender a fazer um delicioso arroz de forno.





Considerado um prato prático e rápido, o arroz de forno simples também é um prato que possibilita às pessoas reaproveitar algumas sobras de outros pratos, reaproveitando, entre outras coisas, o arroz que sobrou do dia anterior, por exemplo. Ótima desculpa para comer esse prato simples e que não dá trabalho. Portanto, vamos ver como se faz um delicioso arroz de forno para que você possa usar esta receita simples já no seu próximo almoço, garantindo um resultado realmente saboroso e fácil de fazer.

arroz de forno
Arroz de forno simples de fazer

Como fazer arroz de forno simples ?

A primeira coisa que você vai precisar é o arroz que sobrou do almoço ou do dia anterior. Caso não tenha sobras de arroz, você terá de dar o primeiro passo, para fazer arroz de forno, que será cozinhar o arroz que servirá de base para a criação deste delicioso prato. Se você não sabe como fazer arroz, veja aqui mesmo nossas dicas e a dica ninja para nada dar errado.
Pronto, agora você tem arroz cozido, que será retirado da panela para ser usado como base para a criação do arroz de forno, sendo levado para uma tigela, que será a tigela onde será servido o prato depois de pronto.
Você também pode usar arroz integral como base para sua receita, se preferir. Cada um tem uma preferência. Uns gostam mais de arroz branquinho, soltinho, outros o chamado "arroz empapado", uns preferem ou precisam comer o integral. Independente da sua opção, o arroz feito no forno vai bem.
arroz de forno integral
Arroz de forno integral simples de fazer

Ingredientes para arroz de forno

Agora que você já tem o arroz cozido, você deverá providenciar os ingredientes para conseguir saber como fazer arroz de forno simples de modo completo e delicioso, sendo que estes ingredientes, são opcionais. Você pode colocar esses ingredientes sugeridos ou outros que você tenha em casa. Este é um prato eclético. As quantidades também ficam a sua escolha.

Ingredientes sugeridos:
½ lata de milho verde,
½ lata de ervilha,
½ cebola picada,
2 tomates picados sem casca e sem sementes,
200 gramas de queijo mussarela,
200 gramas de presunto magro,
½ xícara de chá de salsinha picada,
½ xícara de chá de queijo parmesão ralado,
Pimenta a gosto,
Sal a gosto.

Você pode complementar com ovos cozidos e cortados

Modo de fazer arroz de forno simples

Refogue os 2 tomates e a ½ cebola picadinhos, com a salsinha também e com um pouco de sal, até ficar douradinho, separando para usar depois na montagem do arroz de forno.
arroz de forno simples
Arroz de forno com frango
Coloque uma camada de arroz preenchendo o fundo da tigela por inteiro, colocando presunto e queijo mussarela por cima (pode ser inteira ou picadinha, vai depender do seu gosto e da sua família), completando a primeira camada de recheio com o molho (tomates, cebola e salsinha picados), com as ervilhas e com o milho também. Cubra esta primeira camada com o restante do arroz cozido, completando com o restante do molho e salpicando o queijo parmesão por cima, deixando a mistura completa para levar ao forno.

Agora ligue o forno em temperatura média, coloque seu refratário (tigela que vai ao forno - mas você também pode fazer num tabuleiro) e deixe assando pelo tempo de aproximadamente 20 minutos, que deverá ser tempo suficiente para que a mistura seja gratinada por inteiro e para que os queijos (mussarela e parmesão) derretam. Isso vai depender muito do seu forno, fique atento (a),

Depois disto, retire do forno e leve à mesa, deixando esfriar por alguns minutos antes de servir, lembrando que também é possível fazer outras variações interessantes para conseguir outros tipos de arroz de forno. Que quiser enfeite com os ovos cozidos.

Dica ninja para fazer arroz de forno cremoso

Quem gosta da cremosidade do arroz de forno vai gostar de saber que é bem fácil fazer isso, só é preciso misturar queijo parmesão com creme de leite e requeijão, a cada camada colocar um pouco desta mistura.
O arroz de forno pode ser servido acompanhado por uma carne, como bife à milanesa, fazendo uma combinação realmente deliciosa, por uma salada de folhas, que vai muito bem, mas como é um prato completo, pode ser servido sozinho, já que é muito gostoso de qualquer jeito! Em resumo, o arroz de forno deverá ser uma excelente opção para qualquer dia da semana!

arroz de forno cremoso
Arroz de forno cremoso

É possível fazer arroz de forno com frango, como molho de tomate e com queijo, com cenoura, colorido e muito mais, provando como este prato pode ser realmente prático e extremamente versátil, além de ser muito gostoso e simples de fazer!

Muitas vezes iniciantes na cozinha, de qualquer idade, ficam com dúvidas mesmo tendo uma receita em mãos, por isso existem cursos, inclusive para aprender como fazer arroz e outras receitas.

Se você ainda tem alguma dúvida de como fazer, pode ver esse vídeo do Edu fazendo arroz de forno simples no programa Hoje em Dia da Record. Veja:


Aguarde que teremos aqui no Receitas com Arroz outras receitas de arroz de forno simples e deliciosas. E você, tem alguma receita para nos mostrar? Entre na nossa página do Facebook e compartilhe sua receita e a foto lá, que divulgaremos aqui!

Se você gostou dessa receita de arroz curta aqui 

Fonte das imagens

4 comentários:

  1. Putz, vai ser o almoço de amanhã! Estava atrás de um receita dessas. Volto sempre. bjs

    ResponderExcluir
  2. Ricardo19/9/15

    Amanhã mesmo vou mandar minha receita de arroz de forno pra o grupo do FB pra vc divulgar aqui, vou fazer na hora do almoço pra tirar foto! Achei maior barato essa ideia e quero ver minha receita aqui hein!

    ResponderExcluir
  3. Anna Lider7/10/15

    Fiz e aprovei! Encontrei vocês no grupo do FB! Agora vou fazer o bolinho de arroz no microondas. Vou mandar pra vcs a receita da vovó, sei que vão adorar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Anna!! Ficamos felizes por vc ter gostado e estamos esperando sua receita! Entre no grupo do FB https://www.facebook.com/groups/receitascomarroz/ ou pela página https://www.facebook.com/receitascomarroz Se você tiver uma foto do seu prato melhor ainda, daremos todos os créditos! Bjs

      Excluir