Receitas de arroz doce: Como fazer

Ah o arroz doce! Como fazer arroz doce? Essa é uma das receitas mais procuradas na internet pois além de ser deliciosa, remeter ao brasileirismo é fácil e rápida de fazer. É uma receita caseira das melhores!

Muitas receitas de doces são deliciosas e muito apreciadas pelas pessoas, mas uma em especial, faz mais sucesso do que as outras, principalmente pelo fato de remeter aos tempos de infância, por ter cara de comidinha da mamãe ou da vovó.






Estamos falando do arroz doce, que é um dos doces mais apreciados em todo o Brasil, e que em algumas regiões é conhecido como arroz com leite, sendo a sobremesa perfeita para quem precisa fazer um doce rápido e prático. Algumas pessoas torcem a cara por acreditar que o arroz nosso de cada dia não combina com doce, mas aqui no site você pode aprender a como fazer arroz doce ou simplesmente como fazer arroz, passo-a-passo.
receitas com arroz
Receitas de arroz doce simples


Vamos mostrar neste artigo como fazer arroz doce delicioso, para que você também possa servir esta sobremesa tão apreciada pelas pessoas e fazer sucesso, recebendo elogios por relembrar os áureos tempos de antigamente.

Nostalgia do arroz doce

O arroz doce é sem sombra de dúvidas de todas as sobremesas, a que mais nos traz aquela sensação de nostalgia, e isto se deve ao fato de que se trata de uma receita que muitas vovós faziam, bem como muitas mamães também, além de também ser um doce que era muito comum nas merendas de muitas escolas do Brasil afora.

Pois a receita que vamos ver neste artigo é simplesmente uma das mais deliciosas de todas, e tem uma pitada especial que dá o gostinho mais que diferenciado que remete aos tempos de infância, com cara de segredinho da vovó.

Receita de arroz doce

Para fazer o arroz doce mais delicioso de sua vida você precisará providenciar os ingredientes que vamos listar a seguir, sendo que nenhum deles poderá faltar, já que isto poderá acarretar em prejuízo ao sabor e à resultado final.

Os ingredientes da receita de arroz doce caseiro:

• 1 litro e meio de leite;
• 2 xícaras de arroz branco lavado;
• 3 xícaras de açúcar;
• Canela em pau a gosto;
• Canela em pó a gosto;
• 1 lata de leite condensado de boa qualidade;
• Casca de 1 limão;

• Uma panela grande que permita que o leite seja fervido sem que se derrame.

sweet rice recipe
Receita de arroz doce da vovó

Como fazer arroz doce: o preparo

Agora que você já providenciou todos os ingredientes para garantir que sua receita fique completa e deliciosa, você deverá iniciar os procedimentos para prepará-la da melhor forma possível.

Portanto, ferva o leite, para depois adicionar o arroz e a canela, deixando cozinhar por 20 minutos, para começar a mexer a cada 3 minutos, para que não grude no fundo da panela.

Coloque o açúcar, cozinhando por mais 20 minutos, para depois disto colocar o leite condensado, deixando cozinhar por mais 20 minutos, procurando mexer cuidadosamente.

Agora, depois de esfriar, você irá colocar este arroz doce em uma travessa das mais bonitas, garantindo que as cascas de limão sejam colocadas dentro para dar um gostinho todo especial (o segredinho da vovó!).

Depois disto, salpique a canela em pó para dar uma cor toda especial ao seu arroz doce e leve à geladeira, para que ele seja servido geladinho, que é mais gostoso do que quente.

Entretanto, como há pessoas que o preferem mais morninho ou em temperatura ambiente, você também poderá servi-lo logo em seguida ao seu preparo, com resultados igualmente deliciosos.

Arroz doce: Uma receita de família

A receita de arroz doce que leva cascas de limão é uma receita de família que tem sido passada há algumas gerações, sendo a mais tradicional de todas e considerada por quem a utiliza, como sendo a receita legítima de arroz doce.

Esta receita com toda a certeza irá fazer muito sucesso, pois o sabor do limão é o toque especial que irá deixar seu arroz doce muito mais gostoso e diferenciado de outras receitas que circulam por aí, que simplesmente não utilizam este recurso tão gostoso e saboroso que muda completamente o resultado da receita para a melhor.

Porém caso você ou alguém da sua família não goste de limão, pode ser retirado sem que se perca a essência da receita.

Como fazer arroz doce: o verdadeiro doce português




Como fazer arroz doce cremoso:

Ingredientes

1 ½ xícara (chá) de leite
1 lata de leite condensado
½ xícara (chá) de creme de leite
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
2 xícaras (chá) de arroz cozido sem tempero al dente
4 cravos da índia
1 colher (café) de canela em pó
1 pau de canela

Outros ingredientes:

1 pote de doce de leite (400g)
200 gramas de chocolate meio amargo picado

sweet rice recipe creamy
Receita de arroz doce cremoso
Modo de preparo das receitas de arroz doce cremoso

Arroz Doce Cremoso Tradicional: Em uma panela, coloque o leite, o leite condensado, o creme de leite, açúcar e o sal. Mexa até engrossar. Em seguida, coloque o arroz já cozido, a canela em pó e a canela em pau. Misture tudo. Coloque em um refratário e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Arroz Doce Cremoso com Doce de Leite: Em uma panela, coloque o leite, o leite condensado, o creme de leite, açúcar e o sal. Mexa até engrossar. Em seguida, coloque o arroz já cozido e a canela em pó. Misture bem. Para finalizar, acrescente o doce de leite.

Arroz Doce Cremoso com Chocolate: Em uma panela, coloque o leite, o leite condensado, o creme de leite, açúcar e o sal. Mexa até engrossar. Em seguida, coloque o arroz já cozido e a canela em pó. Misture bem. Acrescente o chocolate meio amargo picado para finalizar.

Variações da receita de arroz doce

Você pode colocar por exemplo passar escuras na receita de arroz doce que escolher, outras frutas como pêssegos em calda para enfeitar, por exemplo.

Veja diversas apresentações para suas receitas de arroz doce:


Receitas de arroz doce
Apresentação de arroz doce 

São muitas receitas de arroz doce e sempre que tivermos novas estarei atualizando. E você tem alguma receita de arroz doce de família para dividir conosco?

Se você gostou das apresentações dessas receitas de arroz doce curta aqui 

Fonte das imagens

Um comentário:

  1. Anônimo29/11/14

    Estava procurando exatamente essa receita e aqui de uma vez achei 3 formas diferentes de fazer, até mais que 3 né?! Gostei muito também das formas de servir, estava sem ideia e assim do jeito que vc mostrou ficou até chique. Obrigada. Volto sempre, já curti :)

    ResponderExcluir