Como fazer arroz colorido ou arroz de festa

Então como fazer arroz colorido que pode ser um arroz de festa? Escutamos falar sempre aquele arroz branquinho e soltinho, mas tem gente que não gosta? Dar uma corzinha vai bem, além de sabor, claro.

É bem fácil! Você só vai precisar dos ingredientes normais e mais um dos ingredientes "surpresa". Tomate ou Colorau. Nada demais né? As vezes só esse detalhe vai fazer toda a diferença para um dia de festa ou mesmo para agradar sua família e sair da mesmice no dia a dia.






Algumas pessoas simplesmente não gostam do aspecto e do sabor do arroz branquinho da receita tradicional, preferindo o arroz mais avermelhado, feito com um pouco de tomate ou colorau, bem comum na região nordeste do Brasil. Fazer arroz colorido é normal no dia a dia de algumas famílias.

Colorau é um tempero em pó muito conhecido por todo o Brasil, mas seu uso é mais difundido nas regiões nordeste e norte, que é feito das sementes do Urucum. Em outros países é usado o pimentão vermelho para fazer o pó que dá cor e um sabor peculiar (e muito gostoso) as comidas.

como fazer arroz colorido www.receitascomarroz.com.br
Arroz colorido e decorado com salsinha
O sabor do colorau é bem mais suave.

Como fazer arroz colorido ou arroz de festa?

Portanto, para quem deseja conhecer esta receita que proporciona um arroz saboroso e cheio de cor, a boa notícia é que os ingredientes serão basicamente os mesmos da receita do arroz branquinho.

No entanto, um ingrediente especial será necessário para dar a tão apreciada cor avermelhada ao arroz, e este ingrediente será ½ tomate, que deverá ser picado, em pedaços pequenos, sem casca e sem sementes para não aguar muito ou uma colher pequena de coloral (essa quantidade vai depender de quanto vermelho você deseja que seu arroz fique.


como fazer arroz colorido www.receitascomarroz.com.br
Arroz com colorau
Ao refogar o alho e a cebola no azeite, acrescente o tomate picado para que seja refogado também, procurando fazer este processo até dar ponto, tomando cuidado para não deixar queimar.

Depois disto, coloque os grãos de arroz e siga o mesmo procedimento da receita de como fazer arroz, para levar à mesa um delicioso arroz com tomate ou colorau, vermelhinho e cheio de sabor.

Se você está acostumado a fazer arroz no microondas, não vai mudar nada, você vai seguir a receita de como fazer arroz no microondas, só que na etapa da água vai acrescentar o colorau, misturando bem.

Se você prefere o arroz integral por qualquer motivo, seja ele de saúde ou porque acha mais saboroso, também pode usar a mesma receita que ensinamos no artigo como fazer arroz integral e acrescentar o tomate ou colorau, vai ficar muito gostoso! O arroz integral já tem uma coloração diferente e ficará com uma cor mais forte. É uma forma de incentivar as crianças a comer esse arroz mais saudável sem reclamar.

Caso você deseje, também pode usar sua criatividade e fazer um arroz de festa!

Vamos ver algumas alternativas de como fazer arroz colorido ou de festa:

- Arroz colorido com pedacinhos de tomates ou tomates cereja cortados ao meio

Outra opção que vai ficar linda na sua mesa de Natal

como fazer arroz de festa www.receitascomarroz.com.br
Arroz colorido com tomate cereja


- Arroz colorido em forma de copo com ervilhas

Uma opção para servir no Natal e nas festas de Ano Novo é o arroz colorido em porções individuais, em forma de copo, com ervilhas. Você pode incrementar, colocar milho ou passas por exemplo.

como fazer arroz de festa www.receitascomarroz.com.br
Arroz com tomate em forma de copo, uma linda para as festas de fim de ano


- Arroz colorido e decorado

Este prato leva agrião para dar sabor e cor ao prato, mas você pode usar a verdura que gostar e que vai agradar sua família ou convidados

como fazer arroz de festa www.receitascomarroz.com.br
Lindo prato de arroz com tomates e agrião

- Tomate recheado com arroz colorido

Faça o arroz normalmente, corte a "tampa do tomate", retire as sementes, recheie com o arroz colorido ou arroz branco, o da sua preferência, coloque a tampa e leve ao forno, quando o tomate começar a enrugar, está bom. Se quiser pode salpicar um pouco de queijo parmesão ou mussarela ralada.

como fazer arroz de festa www.receitascomarroz.com.br
Enfeite sua mesa com essa linda entrada de tomates recheados com arroz 

Bom apetite!

Você tem alguma receita de arroz colorido ou arroz de festa para nos contar? Compartilhe conosco aqui nos comentários ou na página do FB e divulgaremos sua receita aqui.

Se você gosta de arroz curta aqui 

Fonte das imagens

4 comentários:

  1. Cristiane isso era o que eu estava procurando! Achei muito legal e vou fazer esse primeiro prato para o Natal, vai ficar lindo na mesa da ceia de Natal! Vermelho e verde e todo mundo vai gostar, tenho certeza!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Que bom Nubia! Vou tentar colocar mais receitas novas e deliciosas como essa

      Excluir
  3. Muito bom esse site , ja add nos favoritos.

    ResponderExcluir