Como fazer arroz integral gostoso

O arroz é praticamente unanimidade. Quase todos sabemos como fazer arroz branco, mas como fazer arroz integral que tanto se fala hoje em dia por ser considerado mais saudável!?






O ato de cozinhar é praticado por diversas pessoas no mundo, ou por prazer ou por obrigação. Pode ser homem, mulher e até mesmo adolescentes. Cozinhar um arroz, para quem olha, não há nada de muito complicado, além de comprar um pacote do produto, separar uma panela, colocar água e despejar o arroz. Porém, há outras situações que podem e muito auxiliar para que aquele seu arroz integral seja diferente dos demais por aí. Um arroz bem feito, pode ser bem mais que um simples alimento no prato. Nesse artigo, vamos abordar arroz integral como fazer.


Arroz integral com ovo - prato saudavel - www.receitascomarroz.com
Arroz integral com ovo - prato saudável
O preparo do arroz integral é diferente do arroz convencional. Os alimentos integrais possuem nutrientes que devem ter um trato diferenciado para que possam manter sua qualidade e propriedade. Arroz integral como fazer, vem sendo muito buscado na internet, pois as pessoas cada vez mais têm buscado se alimentar melhor e conseguir obter todas as ricas propriedades que os produtos que têm a marca integral possuem, pois a alimentação saudável está na moda, já que a maioria da população se alimenta tão mal no dia a dia.

Arroz integral engorda?

E para quem quer mais informação neste sentido, uma colher de sopa cheia de arroz integral cozido tem em média 24,8 calorias (kcal), enquanto o arroz branco cozido tem cerca de 32 kcal e assim já respondemos a próxima pergunta.
Arroz integral engorda?  www.receitascomarroz
Grãos arroz integral

Além de saciar mais rápido a fome, ter menos calorias por porção, ainda faz bem para o funcionamento do seu intestino. E arroz integral engorda? Claro! Qualquer coisa que comamos engorda, mas arroz integral engorda menos que o arroz branco por estes motivos, você come menos pois sacia a fome mais rápido, demora mais para liberar o amido e você fica saciado por mais tempo e tem menos calorias por porção.

Sem enrolar mais, vamos ver como fazer arroz integral gostoso.

Receita de Arroz Integral

1 medida (copo americano, xícara) de arroz integral
3 medidas (a mesma que você escolheu) de água fervente
2 dentes de alho picadinhos ou amassado
1/2 cebola picada (de preferência bem picadinha)
2 colheres (sopa) de azeite ou óleo
Sal a gosto

Quando for começar a fazer o arroz integral, já coloque uma panela com a água para ferver, assim quando precisar a água já estará fervendo.

Em uma panela aqueça o azeite, refogue o alho e a cebola, isso que se chama refogado. Quando o azeite tiver aquecido, coloque primeiro o alho, mexa até que ele esteja dourado e só então coloque a cebola, pois a cebola solta líquido e atrasará a fritura do alho se for colocada antes.

Acrescente o arroz (não precisa lavar, no caso do arroz integral, melhor mesmo não lavar) e misture bastante o arroz neste refogado, mexendo sempre. Frite o arroz um pouco, mas cuidado para não queimar, então faça isso somente alguns minutos com fogo médio a baixo.
Adicione o sal (você pode adicionar na fase do refogado se preferir) e água fervente

Abaixe o fogo, tampe a panela, mas deixe uma pequena abertura, até secar a água, aproximadamente 20 minutos, porém algumas pessoas gostam do arroz integral um pouco mais molinho e neste caso, você pode acrescentar mais um pouco de água fervente até que fique na textura e consistência que você gosta.

Desligue o fogo e deixe a panela tampada por uns 5 minutos a 10 minutos antes de servir
Além de um arroz integral ficar soltinho e gostoso, ainda é bem mais saudável!

Como fazer Arroz Integral no microondas?

Como fazer Arroz Integral no microondas? www.receitascomarroz.com
Arroz integral no microondas
A maioria das pessoas já está acostumada a fazer arroz no microondas, mas quando resolve aplicar a mesma receita para fazer arroz integral no microondas acaba não dando certo, pois este tipo de arroz é mais duro e demora mais para cozinhar. Então faça como o indicado na receita de arroz no microondas aqui mesmo site e caso não fique ao seu gosto, acrescente água e tempo. Não se esqueça de deixar descansar um pouco depois de pronto, tampado.

Como fazer o arroz integral em forma de copo?

Você quer servir o arroz em forma de copo para tornar a apresentação mais bonita, dar mais vontade de comer, mas não sabe como?
Com a ajuda de um xícara grande, de preferência alta, coloque o arroz integral, mas que pode ser o arroz branco também, não aperte demais, mas também não deixe muito solto. Se o arroz estiver um pouco mais molhadinho, melhor. Pronto, é só virar no prato.

Como fazer o arroz integral em forma de copo? www.receitascomarroz.com
       Arroz integral em forma de copo

Como fazer o arroz em forma de copo? www.receitascomarroz.com
Como fazer o arroz integral em forma de copo?  


Alternativas para deixar seu arroz integral mais interessante:

Se quiser fazer uma "graça" você ainda pode rechear seu arroz em forma de copo, colocando uma camada de arroz, uma de atum por exemplo no meio e completar com mais arroz, virar e já terá um prato mais elaborado.
Outras alternativas para "rechear" o arroz enformado são brócolis, cenoura ou beterraba raladas, frango desfiado, temperos como salsinha, tomate ou pimenta ou simplesmente misturar ao arroz integral antes de enformar. Solte sua imaginação, coloque um enfeite como uma folhinha de salsinha e terá um prato simples de fazer e chique para servir.

Arroz em forma de copo - www.receitascomarroz.com
Arroz em forma de copo
Arroz integral com feijão decorado e enformado - www.receitascomarroz.com
Arroz integral com feijão decorado e enformado

 Mais uma receita de arroz integral para  agradar sua família

Como fazer Arroz integral com brócolis?

De início, separe uma xícara de arroz integral (ou um copo americano, como as receitas antigas pediam) e três xícaras de água (ou 3 copos americanos), deste modo, pode-se seguir a sequência para a produção de mais quantidade de arroz integral, ou seja, como fazer arroz integral passa pela quantidade de água. A cada porção da xícara de arroz a ser utilizada, uma porção de três xícaras de água. Essa proporção pode ser seguida sempre, para cada 1 porção de arroz, 3 porções de água). Separe meio molho de brócolis.

Corte e cozinhe o brocolis no vapor de preferência. Pique o brócolis em pequenos pedaços e reserve.

Adicione ainda um pouco de sal, que pode ser medido através de uma colher. O tempero, geralmente é a gosto da pessoa, pois varia de paladar por paladar e de necessidade para necessidade. A maioria das pessoas tempera apenas com dentes de alho, amassando junto ao arroz integral. Outras adicionam um pouco de azeite durante o cozimento. A cebola também é um condimento utilizado para o tempero.

O arroz integral não necessita ser lavado, ou seja, seu preparo pode se dar de forma rápida. Como há muitas pessoas que gostam de retirar toda aquela poeirinha de amido que vem no arroz, pode-se deixa-lo em banho e depois deixar a água escorrer, porém, essa prática aumenta e muito o tempo de preparo do arroz.
Arroz integral com brocolis - www.receitascomarroz.com
Arroz integral com brócolis

Coloque a quantidade de água na panela e leve ao fogo. Vale ressaltar que o medidor do fogão deve estar em alta temperatura, ou seja, o fogo não pode estar brando, precisa estar na temperatura para ferver a água. Assim que começar a borbulhar o líquido, pode-se adicionar o seu tempero de preferência e o brócolis. Pegue uma colher e misture os ingredientes ao arroz, neste momento, que chega a durar por vinte minutos, você já poderá baixar a temperatura do fogão. Em seguida, tampe a panela e, deixe apenas uma pequena abertura para que o vapor possa sair. Cerca de 20 minutos após este procedimento, toda a água estará evaporada, estando seu arroz com aspecto menos encharcado. O arroz integral deve ter um descanso entre cinco e dez minutos.

Desse modo, o preparo irá auxiliar a seu arroz não ficar empapado ou muito junto, o famoso arroz em bloco ou unidos venceremos. Você terá um arroz integral colorido e muito saboroso. Se desejar enfeite com salsinha.

Convide seus familiares ou amigos, seu arroz integral está pronto e poderá ser servido.
Espero que você tenha gostado das dicas de como fazer arroz integral. Você tem alguma receita de arroz integral diferente destas? Compartilhe conosco aqui nos comentários ou na página do FB e divulgaremos sua receita aqui.

Se você gosta de arroz curta aqui 

Fonte das imagens

2 comentários:

  1. Anônimo12/12/14

    Vocês são demais. Estava procurando justamente isso. Não encontrava em lugar nenhum como fazer arroz em forma de copo, achei o que queria e muito mais. A dica do tempo a mais no microondas também foi ótima, realmente não tinha pensado nisso. Valeu

    ResponderExcluir
  2. Janete13/12/14

    AChei hoje esse site, finalmente algum lugar que explica de verdade como fazer. Testei pra hora do almoço essa receita com brocolis que todo mundo aqui em casa gosta e foi um sucesso. Quero mais receitas

    ResponderExcluir